Por Lucas Bastos em 27/08/2023

Acredito no Value Investing (Investimento em Valor) como uma das melhores estratégias de investimento que existem. Em resumo, ser um adepto do Value Investing é acreditar que é imprescindível descobrir o valor daquilo que pretendemos investir e pagar menos por isso. De preferência, pagar muito menos. Não é por acaso que grandes investidores como Warren Buffett, Peter Lynch e Benjamin Graham são famosos pelo uso dessa metodologia.

Apesar disso, acho importante ter a mente aberta a outras formas de investimento que possam complementar e enriquecer o Value Investing. Uma estratégia que sempre considerei interessante é investir em empresas que pagam dividendos consistentemente.

Pode não ser tão óbvio à primeira vista, mas existe uma sinergia natural entre as duas abordagens. É perfeitamente possível adotar as duas estratégias em conjunto: investir em empresas descontadas e que sejam boas pagadoras de dividendos.

O Valor dos Dividendos

Algumas pessoas acreditam que é mais vantajoso investir em empresas de crescimento acelerado, mesmo que quase não paguem dividendos. Isso pode ser verdade em alguns casos, mas existe uma dose significativa de incerteza sobre o crescimento futuro desse tipo de empresa. Geralmente são negociadas numa relação Preço/Lucro muito acima da média e, caso não consigam continuar crescendo a taxas impressionantes, a tendência é que suas ações desvalorizem muito. Esse tipo de empresa dificilmente se encaixa na estratégia de investimento em valor, porque raramente ficam descontadas.

As boas pagadoras de dividendos costumam ter boa saúde financeira, apresentar certa previsibilidade de lucros e ser uma ótima fonte de renda estável e recorrente. Elas costumam ser empresas bem estabelecidas e resilientes. A capacidade de pagar dividendos sugere que a empresa não está apenas gerando lucros, mas também possui fluxo de caixa disponível para recompensar os acionistas. Isso está em sintonia com um dos objetivos do Investimento em Valor que é identificar empresas com fundamentos sólidos e gestão prudente e responsável.

Por serem mais previsíveis, as empresas de dividendos estão mais propensas a serem negociadas em torno do seu valor ou preço justo. Sofrem menos com a volatilidade do mercado. Mesmo assim, de vez quando surgem ótimas oportunidades de comprar esse tipo de ação a preços bastante descontados. Crises são um exemplo de quando é possível comprar praticamente todo tipo de empresa abaixo do valor. Mas não são os únicos momentos. Situações pontuais numa empresa ou setor podem gerar boas oportunidades de adquirir empresas de dividendos a preços excelentes.

Quando se compra uma empresa de dividendos dentro da estratégia do Investimento em Valor, mesmo que demore bastante para que essa ação retorne ao seu preço justo, provavelmente o investidor será remunerado a boas taxas através dos dividendos. Mesmo que o preço da ação permaneça relativamente baixo por um longo período, os dividendos continuarão a chegar. Esse fluxo de caixa constante não só traz conforto emocional nos momentos de baixa, quanto proporciona recursos para continuar investindo nessa mesma empresa ou em outras que estejam mais descontadas.

O valor dessa abordagem não está presente apenas no desconto (relação entre o preço da ação e o seu valor intrínseco), mas também no fluxo de caixa proveniente dos dividendos.

Como Escolher Empresas de Dividendos

Ao analisar empresas para inclusão em meu portfólio, examino cuidadosamente o histórico de dividendos. Empresas consistentes no pagamento de dividendos ao longo do tempo demonstram responsabilidade financeira e confiança em suas perspectivas futuras. Isso sugere que a administração está tomando decisões sólidas para o crescimento sustentável, em vez de buscar lucros de curto prazo. A consistência dos pagamentos de dividendos também pode ser um sinal de que a empresa possui uma posição de mercado estável.

Outro aspecto importante é avaliar o crescimento dos lucros e, consequentemente, dos dividendos da empresa. Portanto, combinar crescimento com dividendos permite colher os benefícios de ambos os enfoques. O crescimento não só permite o pagamento de dividendos cada vez maiores quanto podem proporcionar ganhos de capital significativos no longo prazo.

Veja por exemplo, o gráfico de dividendos por ação da Sanepar de 2011 a 2022. É possível notar que não só a empresa distribuiu dividendos consistentemente ao longo dos anos como esses dividendos cresceram a uma taxa de cerca de 7% ao ano. Da mesma forma, a receita líquida e o lucro líquido cresceram nesse período.

Dividendos Por Ação da Sanepar (SAPR4)

Não estou recomendando compra da Sanepar e nem dizendo que ela vai se comportar da mesma forma no futuro. Pode ser que sim e pode ser que não. Cabe a você analisar a empresa e chegar à sua própria conclusão. Mas o exemplo é válido.

Ao comprar barato uma empresa que ao mesmo tempo é capaz de pagar dividendos consistentemente, com crescimento sustentável, as chances de ter um ótimo retorno de longo prazo são muito grandes. Eu diria que é preciso um "apocalipse zumbi" para perder dinheiro investindo dessa forma.

A propósito, é exatamente isso que investidores como o Décio Bazin fizeram em sua carreira. A Estratégia de Investimento do Bazin, apesar de não ter sido chamada de Investimento em Valor, claramente busca comprar ações de boas empresas a preços descontados, mas com foco em dividendos.

O Ranking de Dividendos do ivalor é uma ferramenta poderosa que combina as duas abordagens (Valor e Dividendos) para encontrar as melhores ações de dividendos e que estejam mais descontadas no momento. A ranking é construído a partir de dezenas de critérios e indicadores fundamentalistas e é atualizado continuamente. É o melhor ponto de partida possível para seleção de ações com essas características.

Conclusão

A estratégia de investimento focada em dividendos no contexto do Value Investing é um exemplo notável de como duas abordagens de investimento podem se complementar harmoniosamente. Ao buscar empresas que oferecem valor intrínseco e fluxo de dividendos, a incerteza do mercado (volatilidade) passa a ser vista mais como oportunidade de fazer bons investimentos do que como fator de risco.

Quando a busca por valor se une à busca por renda estável, uma sinergia poderosa se manifesta, proporcionando uma abordagem equilibrada para maximizar o potencial de crescimento e minimizar os riscos em um ambiente complexo de investimentos.

 

Lucas Bastos
É fundador do ivalor, doutor em computação aplicada e investe em ações desde 2006.
Comentários