ISEE
Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)
R$ 3.043,83 0,13%
Rentabilidades
-0,18%
-17,81 %
-2,18 %
-1,11 % a.a.
-26,89 %
-7,60 % a.a.
24,51 %
2,82 % a.a.
43,64%
2,60% a.a.
Sobre
Apresentação
Iniciativa pioneira na América Latina, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) busca criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações. Iniciado em 2005, foi originalmente financiado pela International Finance Corporation (IFC), braço financeiro do Banco Mundial, seu desenho metodológico foi desenvolvido pelo FGVCes e B3.
O ISE é uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na B3 sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. Também amplia o entendimento sobre empresas e grupos comprometidos com a sustentabilidade, diferenciando-os em termos de qualidade, nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas, natureza do produto, além do desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental e de mudanças climáticas.
O Conselho Deliberativo do ISE, o órgão máximo de governança do ISE, tem como missão garantir um processo transparente de construção do índice e de seleção das empresas. Atualmente, o CISE é composto por onze instituições:
- APIMEC (presidência) - Osvaldo Alves Soares
- ABRAPP (vice-presidência) - Luiz Paulo Brasizza
- ANBIMA - José Carlos Halpern Doherty
- B3 - Gleice Donini
- ETHOS - Caio Luiz Carneiro Magri
- IBGC - Sergio Mindlin
- IBRACON - Francisco de Paula dos Reis Júnior
- IFC - Ariane di Iorio
- GIFE - José Marcelo Zacchi
- Ministério da Economia - Gustavo Fontenele
- ONU Meio Ambiente - Denise Hamú
Composição
76 ativos